Redação TJ/CE - Tema
in ,

Concurso TJCE 2019 – Sugestões de Temas Para Redação

O edital para o concurso do TJ/CE 2019 já está disponível e, para a alegria de alguns e o desespero de muitos despreparados, vai ter redação.

A prova será elaborada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), está prevista para o dia 15 de setembro de 2019 e terá 4h30 de duração.

Isso significa que, para você conseguir responder todas as questões objetivas com tranquilidade e ainda fazer uma excelente redação, você já precisa começar a treinar para escrever seus textos em no máximo 1h30. No máximo mesmo, pois o ideal é você conseguir finalizar uma redação excelente em 1h.

Agora, o que significa finalizar uma redação excelente?

Significa…

  1. interpretar o tema identificando corretamente o que a banca espera ler na sua redação
  2. planejar o texto selecionando os melhores argumentos para debater o que foi pedido
  3. rascunhar a redação para ter uma ideia geral de como o texto vai ficar e a oportunidade de corrigir possíveis erros e
  4. passá-la para a folha oficial, que será entregue para a banca.

É corrido, mas, se você treinar de forma estratégica e se aprender como escrever uma excelente redação para a FGV, dá para fazer o texto perfeito em 1h com tranquilidade.

OK, e o que significa treinar de forma estratégica?

Aqui, na Oficina de Redação, acreditamos que a forma mais estratégica para você aprender a escrever redações perfeitas é…

  1. escrevendo sobre diversos temas e
  2. identificando e eliminando os erros cometidos em uma redação das próximas que você escrever.

É simples assim.

Como dominar o tópico 1 – Escrever sobre diversos temas?

Para escrever sobre diversos temas, você precisa, claro, ter acesso aos temas. O ponto é que, não adianta você sair pegando quaisquer temas para treinar.

Você precisa escolher temas formulados seguindo exatamente os mesmos padrões que a FGV usa ao formular os temas das redações que aplica.

Você não pode entrar em um site com temas para o Enem, por exemplo, e treinar com eles, pois os enunciados do Enem são diferentes dos da FGV.

Se você treinar com eles, correrá o risco de chegar na prova do TJ/CE e de não saber o que fazer ao se deparar com um tema com uma estrutura totalmente diferente das que você usou para treinar, entende?

Ao treinar redação para a prova do TJ/CE, você precisa selecionar temas similares aos que a FGV formula.

Entendi, e como são os temas da FGV?

A FGV costuma utilizar dois estilos de enunciados nas provas de redação que aplica.

No primeiro deles, ela utiliza charges e pede para o candidato dissertar se posicionando acerca do que foi considerado pelo chargista.

Esse estilo de enunciado tem aparecido pouco ultimamente, mas pode voltar a ser cobrado a qualquer momento e, por isso, você precisa saber o que fazer diante dele.

Veja um exemplo…

Imagem de tema de redação para tj/ce

Observe que o enunciado pede para o candidato interpretar a charge e apresentar a opinião dele tanto sobre a charge quanto sobre a discussão abordada por ela.

Isso significa que o redator não poderá escrever o que ele quiser sobre o que ele entender. Um parágrafo deverá ser sobre a charge e outro sobre a discussão implícita que ela aborda.

A banca já definiu os tópicos de cada parágrafo de desenvolvimento.

Observe também que, apesar de afirmar que a charge mostra um posicionamento contrário às cotas e que ela descreve o perfil de brasileiros que possuem esse tipo de posicionamento, cabe ao redator descobrir que posicionamento contrário é esse citado no enunciado e que características são essas, também citadas por ele.

Ao elaborar o enunciado assim, a banca busca testar a capacidade de o candidato interpretar tudo o que leu e de organizar suas ideias para apresentar tudo o que foi solicitado.

É simples, mas muita gente não consegue e dança nas provas de redação por não treinar esse tipo de tema com antecedência.

No segundo estilo de enunciado, a FGV coloca apenas um texto e já direciona os assuntos que o candidato precisará abordar ao longo da redação.

Veja…

Tema aplicado na prova de redação do TRT 12, em 2017, pela FGV

Em uma redação com um enunciado como esse, a FGV espera que o redator responda o que foi perguntado apresentando dois ou três argumentos capazes de explicar por que sua resposta faz sentido.

Na redação acima, por exemplo, ela espera que o redator escolha um entre os pecados modernos citados no texto de referência e que apresente dois ou três razões pelas quais ele acredita que o pecado escolhido seja o mais danoso ao ser humano.

Também é simples, mas MUUUUUUITA gente erra por não entender exatamente o que está sendo solicitado. Para evitar o erro, é preciso escrever as redações e enviar os textos para um bom profissional corrigir.

Bacana, mas vale a pena treinar com temas já cobrados em concursos anteriores?

Vale, sim. Na verdade, vale muito a pena treinar com temas anteriores porque, ao treinar redação, seu foco precisa ser desenvolver as habilidades de…

  1. interpretar os temas corretamente, o que significa entender de forma adequada o que o enunciado pediu e
  2. estruturar cada um dos parágrafos de modo a responder o que foi perguntado de forma correta, coerente e relevante.

Muita gente torce o nariz quando sugerimos o treino de redação com temas já cobrados em provas anteriores, pois acreditam que serão pequenas as chances de eles caírem novamente.

Isso faz sentido quando a preocupação do candidato é unicamente tentar adivinhar o tema da prova.

Não faz sentido algum, porém, se seu objetivo for aprender a escrever redações para passar independentemente do tema que aparecer na prova discursiva.

É uma questão de foco.

MAAAAAAAS, a gente não vê problema nenhum no fato de muitos candidatos preferirem treinar com temas inéditos com o objetivo de, ao mesmo tempo, aprender a escrever para passar enquanto escrevem sobre temas com mais chances de cair na prova por ainda não terem sido cobrados.

Por isso…

Criamos seis temas inéditos para a prova de redação do concurso TJ/CE 2019

O primeiro deles já está aqui embaixo. É um presente da Oficina de Redação, um incentivo para você começar a treinar imediatamente.

Esse tema demanda uma dissertação sobre Trabalho Infantil e está aqui devido às polêmicas geradas pela fala do presidente Jair Bolsonaro ao tratar do assunto no início do mês de julho de 2019.

Presente da Oficina – Tema inédito para a prova de redação do TJ/CE 2019

Em transmissão ao vivo, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o trabalho infantil e afirmou que “não foi prejudicado em nada” por ter colhido milho aos “nove, dez anos de idade” em uma fazenda de São Paulo. Aos seus seguidores no Facebook, ele declarou ainda que “o trabalho dignifica o homem e a mulher, não interessa a idade.

O comentário levantou debates e levou diversos políticos a usar as redes sociais para compartilhar experiências de trabalho quando eram crianças ou adolescentes.

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) escreveu que, com 12 anos de idade, fazia brigadeiros para vender na escola. “O mais interessante”, disse, “era que eu não precisava, mas eu sentia uma enorme satisfação de pagar as minhas aulas de tênis com esse dinheiro.”

Fontes: https://oglobo.globo.com/economia | https://www.correiobraziliense.com.br – Com adaptações

As declarações geraram polêmicas com relação ao conceito de Trabalho Infantil, que não pode se confundir com tarefas de auxílio realizadas em casa ou em comércios familiares.

Reflita sobre o caso e elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre a diferença entre trabalho infantil e atividades de apoio à família e posicione-se com relação ao limite de trabalho a ser exercido por menores de idade.

Apresente argumentos convincentes em defesa da sua opinião, em um texto que ocupe entre 20 e 30 linhas, escrito em norma culta.

——-

Como ter acesso aos outros cinco temas inéditos

Os demais temas + alguns bônus estão disponíveis neste e-book bacanudo, que criamos para ajudá-lo a se preparar melhor para a prova de redação do TJ/CE.

A gente até pensou em cobrar uns R$29,90 por esse e-book, mas, para que o dinheiro não seja um impeditivo para você ter acesso a esses temas, que têm grandes chances de cair por terem dado o que falar nos últimos meses…

…decidimos que o e-book será seu pelo investimento simbólico de R$9,77.

Para garantir a sua cópia, é só clicar aqui.

Não seja muquirana, vai. Imagine se um dos temas cai na prova e você perde a chance de chegar melhor preparado por causa de menos de dez contos. :/

Clique aqui e garanta a sua cópia!

Abraço, bons estudos e até breve!

 

 

Como criar títulos para redação

Muito Cuidado Com os Títulos