camara municipal de bh
in

Concurso Câmara Municipal de Belo Horizonte – Sugestões de Temas Para Redação

Olá, olá, tudo bem contigo? Espero que você já esteja estudando de forma focada para conquistar uma nota altíssima na prova do concurso da Câmara Municipal de Belo Horizonte .

Se já estiver cuidando da parte objetiva, neste post, vamos apresentar o caminho para você dominar a escrita de excelentes redações para o concurso CMBH.

Aqui, vamos apresentar algumas sugestões de temas para você começar a treinar e indicar uma estratégia bacana para você evoluir, de forma consistente, até o dia da prova.

 

Quando começar a treinar para a prova de redação da Câmara Municipal de BH

Observe que estamos publicando este post 10 semanas antes do dia da prova, agendada para o dia 18 de fevereiro.

Este é o momento perfeito para você começar a treinar para a prova de redação do concurso CMBH, pois você conseguirá passar por todas as etapas necessárias para dominar a escrita de excelentes redações com calma, fazendo todos os exercícios necessários e treinando uma quantidade maior de temas.

Ter esse senso de urgência é crucial para a sua aprovação, pois você precisa de um período mínimo de trinta dias para melhorar a escrita de forma consistente.  O ideal é começar pelo menos sessenta dias antes do dia da prova.

Se deixar para depois, correrá um risco enorme de não conseguir corrigir tudo o que precisa para garantir uma nota alta na prova de redação e poderá ver o seu sonho ficar mais distante.

Acredite no que eu digo, pois toooodo concurso recebemos mensagens de um monte de candidatos desesperados, que deixam para começar a treinar faltando menos de um mês para o dia da prova e não conseguem evoluir como precisariam para passar em suas provas de redação.

Quando isso acontece, nós e qualquer outro professor podemos fazer muito pouco, pois, como funciona com qualquer habilidade, para aprender redação, você precisa de tempo, de treino e de dedicação.

Não corra o risco, ok? Comece a treinar hoje.

Se você já bobeou e deixou para a última hora, comece assim mesmo, mas tenha consciência de que você pode não conseguir melhorar 100%.

 

Quantas redações escrever para se preparar muito bem para o concurso CMBH

Sugiro que você se organize para escrever pelo menos doze redações daqui até o dia da sua prova.

Se você escrever e corrigir esses textos com o auxílio de um profissional, conseguirá melhorar, com tranquilidade e eficiência, todos os aspectos macro e microestruturais capazes de fazer você perder pontos na prova de redação.

Essa evolução gradual é super estratégica, pois evita que você tenha de correr para melhorar a escrita faltando poucos dias para o concurso.

Doze, porém, é o número ideal. Se você não conseguir, escreva e corrija pelo menos quatro redações daqui até o dia do concurso. Essa é a quantidade mínima para você conhecer todos os aspectos que precisa melhorar para alcançar notas altíssimas nas discursivas que fizer.

 

Como começar a treinar para a prova de redação do Concurso da Câmara Municipal de Belo Horizonte 2017

Aqui, na Oficina de Redação, trabalhamos com uma metodologia chamada Ciclo de Evolução da Escrita, composta por três etapas que, quando seguidas, permitem aos alunos alcançarem notas altíssimas em muito menos tempo.

A primeira é a Etapa de Planejamento. Composta por cinco passos, ela é um caminho que lhe permite pensar em todo o texto antes de começar a escrever e escolher os melhores argumentos para responder o que a banca pediu no enunciado da questão.

A segunda é a Etapa de Estruturação do Texto. Nela, você vai efetivamente montar os parágrafos que compõem o tipo textual solicitado pela banca de modo a responder o que o tema perguntou de forma completa, coerente e relevante.

A terceira é a Etapa de Identificação e Eliminação de Erros. Este é o ponto em que você evolui como um foguete, pois, com o auxílio de professores especializados, treina focado em diminuir a quantidade de erros redação após redação.

O processo todo é composto por oito passos e, neste post, falaremos especificamente do primeiro deles, que é a escolha correta dos temas com os quais você irá treinar.

Na verdade, vou fazer um pouco mais e vou apresentar para você uma estratégia de treino de redação que fará você evoluir de forma consistente ao longo das próximas semanas.

 

Estratégia 1. Treine com temas antigos

Ao treinar redação, mais importante do que adivinhar que tema a banca vai cobrar na sua redação, o que é similar a ganhar na loteria, é você treinar para dominar dois aspectos cruciais:

  1. Sua capacidade de interpretação correta dos temas
  2. Sua capacidade de montar parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão que respondam especificamente o que a banca perguntou, no contexto que ela pediu, de forma coesa, coerente e relevante.

Para atingir esses objetivos, o melhor caminho é treinar com temas já cobrados pela Consulplan em provas anteriores, pois você conseguirá perceber…

  1. que padrões ela costuma usar ao montar os enunciados;
  2. como ela trabalha os textos motivadores e
  3. como ela costuma elaborar o tema da questão.

Isso tudo varia de banca para banca, por isso, é primordial que você domine a forma como a banca do seu concurso trabalha.

Diante disso, nossa sugestão é para que você procure temas de redação elaborados pela Consulplan nos últimos anos.

Como sua redação será sobre um tema da atualidade, você pode selecionar temas cobrados em concursos de qualquer órgão, pois seu foco aqui é dominar os dois aspectos citados ali em cima.

 

Estratégia de treinamento:

Se você for escrever os doze textos que sugerimos daqui até a data da prova, o ideal é que os quatro primeiros sejam sobre temas antigos.

Para facilitar um pouco a sua vida, você encontrará um tema aqui e outro aqui.

Se você optar por treinar para o concurso da CMBH com a gente, encontrará diversos temas já cobrados pela Consulplan na área de membros do nosso curso. Se estiver treinando com outra escola, procure as provas antigas na internet. ;)

 

Estratégia 2. Faça temas baseados nos assuntos importantes para a Câmara Municipal de BH

Sim, você pode criar seus próprios temas, desde que você siga o mesmo padrão adotado pela Consulplan ao elaborar os enunciados.  Já, já eu mostro como você pode fazer isso.

Antes, é interessante comentar que os temas formulados pela Consulplan costumam ter relação com o trabalho do órgão realizador do concurso, então, não há lugar melhor para você saber que assuntos têm sido considerados importantes pela CMBH do que o site do órgão.

 

Como descobrir que assuntos são importantes para a CMBH

Acesse a área de notícias do site e leia tudo o que o órgão publicou a partir de agosto.

Ao fazer isso, vá anotando os assuntos centrais de cada texto para, no fim, conseguir identificar os que mais apareceram.

Para identificar esses assuntos, ao terminar a leitura, pergunte-se: sobre o que esse texto está falando? Observe também que eles usam uma TAG azul acima de cada notícia. Você também pode usá-la para classificar as matérias.

Esse exercício demanda paciência, mas vai colocá-lo a par de tudo o que aconteceu na Câmara de BH ao longo do segundo semestre, o que é estratégico para você. ;)

 

Como montar seus próprios temas com base nas notícias divulgadas no site da Câmara Municipal de BH

Ao formular seus próprios temas, é primordial que você siga os mesmos padrões usados pela banca nas provas que ela aplica.

Isso é importante, pois você precisa treinar para o que encontrará no dia da prova. Se você formular os temas de forma diferente do que a banca costuma fazer, poderá ter dificuldades para interpretar o enunciado e para estruturar sua redação no dia do certame.

Para formular seus próprios temas, faça o seguinte:

  1. selecione e avalie pelo menos cinco temas já cobrados pela Consulplan e preste atenção na forma como ela estrutura seus enunciados;
  2. selecione duas notícias publicadas no site da CMBH que falem sobre o mesmo assunto central;
  3. retire os trechos mais importantes dessas notícias e use-os como textos motivadores do seu enunciado;
  4. formule uma frase-tema que proponha um debate acerca dos assuntos abordados pelos textos motivadores. Essa frase precisa deixar claro o objetivo da redação, como “A importância da atuação de lideranças na melhoria de uma cidade”. Ela não pode ser vaga, como “Atuação de lideranças”.

Estratégia de treinamento: 

No planejamento que envolve a escrita de doze redações até o dia da prova, o ideal é que o quinto e o sexto textos sejam sobre temas relacionados às notícias publicadas no site da Câmara de Belo Horizonte.

Abaixo, segue um exemplo de tema que criamos seguindo as dicas apresentadas aqui.

 

Texto I

Comunidade cobra melhoria do trânsito

Importante via de acesso a um dos principais pontos comerciais do Aglomerado da Serra, a Rua Bandonion parece não suportar o intenso tráfego de veículos que recebe diariamente. A reclamação foi apresentada por moradores da Vila Santana do Cafezal e deve ser verificada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em visita técnica ao local.

Realizada por solicitação do vereador Jair Di Gregório (PP), a visita deve contar com a presença do diretor presidente da BHTrans e da coordenadora de Administração Regional Municipal Centro-Sul, Patrícia Furtado.

https://www.cmbh.mg.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/2017/12/comunidade-cobra-interven%C3%A7%C3%B5es-para-melhoria-do-tr%C3%A2nsito-no-cafezal

 

Texto II

Moradores pedem mudanças no itinerário de ônibus

Após alteração do itinerário da linha de ônibus 9805 e no sentido das ruas Maracanã e Vista Alegre, os usuários têm relatado a piora dos atrasos e dos congestionamentos na região. Para buscar soluções para o problema, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará visita técnica ao local.

A proposta é que a visita permita uma uma avaliação conjunta dos vereadores, da BHTrans, da Coordenação de Administração Regional Leste e da concessionária do serviço a fim de verificar a possibilidade de retorno ao antigo sistema, permitindo uma maior celeridade nas viagens de ônibus e o melhor escoamento do trânsito na região.

https://www.cmbh.mg.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/2017/12/moradores-do-santa-efig%C3%AAnia-pedem-mudan%C3%A7as-no-itiner%C3%A1rio-de-%C3%B4nibus

 

Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo‐argumentativo tendo como tema:

“Participação popular e comprometimento público e privado como elementos fundamentais para a solução dos problemas da cidade”

 

Fazer esse exercício é importantíssimo para que você se torne cada vez mais independente ao treinar redação, então, sugiro que você tente.

Porém, se você optar por treinar para o concurso da Câmara de BH com a gente, além de encontrar opções de temas formuladas por nós na área de membros do curso, você poderá enviar os temas que criar para verificarmos se eles estão como deveriam estar. ;)

 

Estratégia 3. Faça temas baseados nas notícias divulgadas nos grandes portais brasileiros

Por mais que adivinhar exatamente que tema cairá na redação do concurso CMBH seja uma tarefa muito difícil, a maioria dos assuntos cobrados pela banca fala sobre tecnologia, política, direitos/problemas sociais e meio ambiente.

Isso significa que suas chances de se preparar bem para o concurso serão maiores se você conhecer os conceitos mais presentes nos debates sobre esses assuntos, as principais polêmicas relacionadas a eles e como elas impactam a vida das pessoas.

Para saber disso, acesse portais de notícias como O Globo, Folha de São Paulo, Nexo Jornal, Exame e Carta Capital, por exemplo, e veja o que eles publicaram sobre cada uma dessas áreas de outubro até agora e o que eles publicarão até o dia da prova.

 

Como montar seus próprios temas com base nas notícias divulgadas em grandes canais de notícias

O princípio é o mesmo apresentado na estratégia 2, então, volte a ela se você precisar e lembre-se de formular os temas seguindo os mesmos padrões adotados pela Consulplan nas provas que ela aplica.

Para formular seus próprios temas, faça o seguinte:

  1. selecione e avalie pelo menos cinco temas já estruturados pela Consulplan e preste atenção na forma como ela estrutura seus enunciados;
  2. selecione duas notícias publicadas em pelo menos dois sites de notícias diferentes e que falem sobre o mesmo assunto central;
  3. retire trechos desses textos para serem usados como textos motivadores no seu enunciado;
  4. formule uma frase-tema que proponha um debate acerca dos assuntos abordados pelos textos motivadores. Essa frase precisa deixar claro o objetivo da redação, como “A urgente necessidade de se reduzir o descarte de plásticos nos oceanos”. Ela não pode ser vaga, como “Plástico”.

Estratégia de treinamento: 

No planejamento que envolve a escrita de doze redações até o dia da prova, o ideal é que os seis últimos temas sejam sobre assuntos bastante debatidos por diversos canais de notícia.

Abaixo, deixo mais um exemplo de tema para você treinar e seguir ao elaborar os seus.

 

Texto I

Mundo reage com críticas à decisão de Trump sobre Israel

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Jerusalém como capital de Israel, uma decisão histórica que contraria décadas de diplomacia americana e ameaça desencadear uma escalada de violência no Oriente Médio.

O presidente americano honra uma de suas promessas de campanha e disse que a decisão ressalta “o firme compromisso de facilitar uma paz duradoura”.

Para o presidente palestino, Mahmud Abbas, os Estados Unidos perderam seu papel histórico de mediador da paz entre palestinos e israelenses. O Hamas, movimento islamita palestino que controla a Faixa de Gaza, disse que a decisão de Trump “abriu as portas do inferno”.

Centenas de palestinos queimaram bandeiras americanas e israelenses e fotos de Trump na Faixa de Gaza, enquanto houve confrontos relativamente pequenos perto da cidade de Hebron na Cisjordânia. Os palestinos convocaram três dias de protestos, ou “dias de fúria”.

A maioria da comunidade internacional não reconhece formalmente Jerusalém como a capital de Israel, insistindo que esse tema apenas pode ser resolvido durante as negociações, um ponto reiterado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, após a decisão de Trump.

Adaptado de: https://exame.abril.com.br/mundo/mundo-reage-com-criticas-a-decisao-de-trump-sobre-israel/

 

Texto II

Por que Jerusalém é tão importante para a paz no Oriente Médio

A decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém, e não Tel Aviv, como capital de Israel trará consequências negativas imediatas para a paz do Oriente Médio, uma das regiões mais instáveis do mundo.

A medida, saudada pelo governo israelense, isola os EUA de todos os demais países em relação a um dos temas mais sensíveis da agenda internacional.

As Nações Unidas consideram que Israel ocupa ilegalmente a totalidade de Jerusalém desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Daí a surpresa e a reação que a decisão de Trump provocou em todo o mundo árabe, na Europa e até no Vaticano.
Segundo o professor de história Michel Gherman, coordenador do Niej (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes) da Federal do Rio de Janeiro e também colaborador do Instituto Brasil-Israel, medida responde mais à agenda interna americana.

Segundo ele, Trump quer responder ao apoio interno dos evangélicos por meio de uma demanda que tem muito pouco a ver com Oriente Médio agora, mas muito a ver com os EUA. Uma decisão que, a priori, influencia as relações do mundo árabe com Israel num ano em que havia uma aproximação interessante entre a Arábia Saudita e Israel, mas que Trump pode colocar a perder. De fato, é uma decisão que deve estar entre as mais mal pensadas e mal calculadas da história dos EUA.

Adaptado de: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/12/06/Por-que-Jerusal%C3%A9m-%C3%A9-t%C3%A3o-importante-para-a-paz-no-Oriente-M%C3%A9dio

 

Com base no que afirmam os textos acima, produza uma  dissertação argumentativa sobre o tema:

“Os perigos da interferência internacional em assuntos polêmicos de outras nações”

 

Bom, agora você já conhece os primeiros passos para começar o seu treinamento de uma forma planejada e bastante estratégica.

Se desejar contar conosco para dominar todos os aspectos necessários para garantir um notão na redação do concurso da Câmara Municipal de Belo Horizonte, veja o que preparamos para você…

 

Conte com a equipe da Oficina para garantir acima de 80% da nota na prova de redação do CMBH

Preparamos um curso completo para o concurso da CMBH e ficaremos muito felizes se você escolher dominar a escrita de excelentes redações com o nosso auxílio.

O curso é composto por videoaulas, sugestões de temas e pacotes com 4, 8 ou 12 correções que abrangerão todas as habilidades que você precisa dominar para ser aprovado na prova de redação.

Para conhecer tudo o que você irá aprender, saber como o curso vai funcionar e entrar para a turma de alunos, clique aqui e vamos, juntos, colocar a qualidade das suas redações lá no topo.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Comments

comments

Concurso TJDFT 2015 – Sugestões de Temas Para Redação

Que folha de redação usar para treinar

A folha de redação é importante ou não?