in ,

Introdução: saiba como começar sua redação

Como fazer uma introdução

Olá, concurseiro, tudo bem contigo? Espero que esteja tudo ótimo. Estava aqui corrigindo um texto e dei uma dica sobre como começar uma redação para um aluno da Oficina que pode ser útil para você também.

DICA: COMO COMEÇAR UMA REDAÇÃO

Comece seu texto criando uma relação/conexão/link entre o tema e os tópicos que você abordará nos parágrafos de desenvolvimento.

A dica ainda não ficou clara? Então se liga no exemplo abaixo:

Tema: A Importância da Informática no Aperfeiçoamento do Serviço Público

Tópico 1: burocracia tradicional
Tópico 2: o advento da informática
Tópico 3: vantagens da informática no serviço público

Como começar uma redação com esse tema:

O poder público brasileiro tem percebido a importância da informática para o aperfeiçoamento dos serviços que realiza (tema). Os órgãos têm aumentado os investimentos em sistemas informatizados com os objetivos de substituir a burocracia tradicional (tópico 1) pela tecnologia (tópico 2) e de aproveitar todas as vantagens que ela é capaz de oferecer (tópico 3). Essa modernização aumenta a qualidade dos serviços prestados e a satisfação por parte dos usuários (opinião do autor).

O ideal é que você não reescreva as informações exatamente como a banca escreveu, mas que faça referência a elas ou que cite as palavras-chave do tema e dos tópicos.

Estruturar a introdução dessa forma mostrará ao corretor que você entendeu o tema e que você consegue perceber a existência de uma relação entre ele e os tópicos solicitados pela banca.

Esta dica de como começar uma boa redação é bacana porque, se você treinar bastante, conseguirá começar, sem sofrer, redações sobre qualquer tema. Inclusive, se você quiser iniciar esse treino agora e ter a sua introdução corrigida, de graça, pela equipe da Oficina, participe do desafio proposto a seguir.

[adrotate banner=”4″]

DESAFIO DA INTRODUÇÃO

Leia o tema e os tópicos abaixo e escreva, nos comentários deste post, uma introdução seguindo a dica de criar uma conexão entre o tema e os tópicos. Não precisa pensar demais. A ideia é justamente ajudá-lo a automatizar esse processo.

Tema: A civilização contemporânea e o terrorismo (Cespe – Agente da Polícia Federal -2014)

Tópico 1: o 11 de Setembro de 2001 e a nova escalada terrorista
Tópico 2:  o Estado Islâmico: intolerância e agressividade
Tópico 3:  a reação mundial ao terrorismo

Tá preparado? Então vamos lá! Não fique com vergonha nem com preguiça. Aproveite esta oportunidade de ter sua introdução corrigida pela equipe da Oficina e vamos, juntos, melhorar sua escrita. Esta é uma ótima oportunidade pra você saber se realmente entendeu como começar uma redação. :)

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comments

Leave a Reply
  1. Atualmente a sociedade enfrenta um novo inimigo: o terrorismo. Eventos como o 11 de setembro mostram a proporção que a intolerância e a agressividade podem tomar. Resta saber como o mundo reagirá, se será com truculência e aumento na imposição de ideias e costumes ou se começará a compreender que é preciso respeito aos diferentes pensamentos.

  2. Um tiro pela culatra, o ataque de 11 de setembro de 2001, lamentavelmente foi o ápice da atenção, que vinha sendo requerida pelos terroristas em outros atos espalhados pelo mundo. Ignorados, depois do abuso cometido por tropas norte americanas em solo islâmico, pessoas tomados pela raiva, que desejam um reordenamento da civilização, acabam se unindo para proliferar a ignorância contra o maior aliado de seus inimigos, os Estados Unidos da America. Não cabendo a impunidade para atos contra a civilização, a sociedade se uni, para expurgar sua criação indesejada, a Al Qaeda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

Comments

comments

Como fazer uma boa redação

Como fazer uma boa redação

Concurso TJDFT 2015 – Sugestões de Temas Para Redação