in ,

Introdução: saiba como começar sua redação

Como fazer uma introdução

Olá, concurseiro, tudo bem contigo? Espero que esteja tudo ótimo. Estava aqui corrigindo um texto e dei uma dica sobre como começar uma redação para um aluno da Oficina que pode ser útil para você também.

DICA: COMO COMEÇAR UMA REDAÇÃO

Comece seu texto criando uma relação/conexão/link entre o tema e os tópicos que você abordará nos parágrafos de desenvolvimento.

A dica ainda não ficou clara? Então se liga no exemplo abaixo:

Tema: A Importância da Informática no Aperfeiçoamento do Serviço Público

Tópico 1: burocracia tradicional
Tópico 2: o advento da informática
Tópico 3: vantagens da informática no serviço público

Como começar uma redação com esse tema:

O poder público brasileiro tem percebido a importância da informática para o aperfeiçoamento dos serviços que realiza (tema). Os órgãos têm aumentado os investimentos em sistemas informatizados com os objetivos de substituir a burocracia tradicional (tópico 1) pela tecnologia (tópico 2) e de aproveitar todas as vantagens que ela é capaz de oferecer (tópico 3). Essa modernização aumenta a qualidade dos serviços prestados e a satisfação por parte dos usuários (opinião do autor).

O ideal é que você não reescreva as informações exatamente como a banca escreveu, mas que faça referência a elas ou que cite as palavras-chave do tema e dos tópicos.

Estruturar a introdução dessa forma mostrará ao corretor que você entendeu o tema e que você consegue perceber a existência de uma relação entre ele e os tópicos solicitados pela banca.

Esta dica de como começar uma boa redação é bacana porque, se você treinar bastante, conseguirá começar, sem sofrer, redações sobre qualquer tema. Inclusive, se você quiser iniciar esse treino agora e ter a sua introdução corrigida, de graça, pela equipe da Oficina, participe do desafio proposto a seguir.

[adrotate banner=”4″]

DESAFIO DA INTRODUÇÃO

Leia o tema e os tópicos abaixo e escreva, nos comentários deste post, uma introdução seguindo a dica de criar uma conexão entre o tema e os tópicos. Não precisa pensar demais. A ideia é justamente ajudá-lo a automatizar esse processo.

Tema: A civilização contemporânea e o terrorismo (Cespe – Agente da Polícia Federal -2014)

Tópico 1: o 11 de Setembro de 2001 e a nova escalada terrorista
Tópico 2:  o Estado Islâmico: intolerância e agressividade
Tópico 3:  a reação mundial ao terrorismo

Tá preparado? Então vamos lá! Não fique com vergonha nem com preguiça. Aproveite esta oportunidade de ter sua introdução corrigida pela equipe da Oficina e vamos, juntos, melhorar sua escrita. Esta é uma ótima oportunidade pra você saber se realmente entendeu como começar uma redação. :)

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Comments

comments

Como fazer uma boa redação

Como fazer uma boa redação

Concurso TJDFT 2015 – Sugestões de Temas Para Redação