Você ficaria impressionado com a quantidade de concurseiros que vai muito bem na prova objetiva, mas que escorrega na hora da redação.

Os problemas mais comuns envolvem a fuga e a abordagem pouco relevante do tema. A fuga costuma ter relação com a má interpretação do tema. Já a abordagem pouco relevante costuma ser resultado da falta de conhecimento do redator sobre o assunto ou da sua dificuldade em colocar o que está pensando no papel.

Como o conteúdo costuma ser o responsável pela maior parte da nota da prova de redação, vamos separar o tema em três partes, as quais serão entregues a você em três e-mails diferentes. Serão elas:

 

  1. O que fazer para não fugir do tema
  2. Como escrever argumentos relevantes
  3. Como colocar suas ideias de forma relevante no papel

 

Nesta aula, você vai aprender como evitar a fuga do tema. Vamos lá?

 

O que fazer para não fugir do tema

 

O primeiro passo é ler o tema com bastante atenção e descobrir exatamente o que a banca espera que você escreva. Depois disso, é primordial que você defina os tópicos que abordará em cada parágrafo antes de começar a escrever.

Para interpretar bem o tema e evitar se perder ao longo da redação, você pode usar as seguintes técnicas:

 

Transforme o tema em uma pergunta

 

Tema: A importância do planejamento estratégico nos órgãos públicos.

O que fazer com ele: Qual é a importância do planejamento estratégico nos órgãos públicos?

Definir os tópicos:

 

  1. Introdução: citar três motivos pelos quais o planejamento é importante nos órgãos públicos.
  2. Primeiro parágrafo de desenvolvimento: citar novamente o primeiro motivo, dizer por que ele é importante e apresentar as vantagens de aplicá-lo.
  3. Segundo parágrafo de desenvolvimento: citar novamente o segundo motivo, dizer por que ele é importante e apresentar as vantagens de aplicá-lo.
  4. Terceiro parágrafo de desenvolvimento: citar novamente o terceiro motivo, dizer por que ele é importante e apresentar as vantagens de aplicá-lo.
  5. Conclusão: reafirmar que o planejamento é importante e concluir o raciocínio.

 

Separe o tema em várias partes

 

Tema: A importância do Estatuto do Idoso e a sua conformidade com os princípios constitucionais.

O que fazer com ele: A importância do Estatuto do Idoso | e a sua conformidade com os princípios constitucionais.

Definir os tópicos:

 

  1. Introdução: dizer o que é o Estatuto do Idoso, citar que ele é importante e listar os princípios constitucionais com os quais ele tem conformidade.
  2. Primeiro parágrafo de desenvolvimento: citar os motivos pelos quais o Estatuto é importante, apresentar as vantagens de aplicá-lo e mostrar os resultados de sua aplicação.
  3. Segundo parágrafo de desenvolvimento: mostrar como o Estatuto está de acordo com os princípios constitucionais, quais as vantagens e consequências disso.
  4. Conclusão: retomar o que foi escrito anteriormente e concluir o raciocínio.

 

Exercício

 

Como exercício para esta aula, sugiro que você defina os tópicos para escrever uma redação sobre os três temas abaixo. Siga as estruturas apresentadas na aula.

 

Tema 1: A nova classe média brasileira

Tema 2: Casamento de pessoas do mesmo sexo (Lembre-se de que você já pesquisou sobre este tema)

Tema 3: Os impactos do racismo sobre a população negra no Brasil

 

Tema:

O que fazer com ele:

Definir os tópicos:

  1. Introdução:
  2. Primeiro parágrafo de desenvolvimento:
  3. Segundo parágrafo de desenvolvimento:
  4. Terceiro parágrafo de desenvolvimento:
  5. Conclusão:

 

Depois que você terminar o exercício, envie-o para o e-mail [email protected]. O assunto do e-mail deve ser Exercício Aula 4 – Seu Nome. Vamos olhar e dar um feedback para você. Não perca essa oportunidade de ter seu exercício corrigido pela equipe da Oficina. :)

——-

Por hoje é só. Fique atento aos dois próximos e-mails, pois essas aulas sobre conteúdo são muito importantes. Daqui a dois dias você receberá a quinta aula deste curso. Nela, falaremos sobre argumentação. O título do e-mail será Dica 5 de 9: O que a banca quer ler na sua redação – Parte II. Fique atento à sua caixa de entrada.

 

Exercício extra: que tal sugerir algum outro tema para trabalharmos juntos essa habilidade de definir tópicos? Aproveite para trocar informações com os seus colegas de curso. Isso enriquecerá demais o seu aprendizado.

 

Abraço e até a próxima mensagem!

 

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…