Pode até parecer bobagem, mas as bancas estão de olho na organização e na legibilidade do seu texto.  Isso significa que uma letra ruim, parágrafos de qualquer tamanho e espaços nas margens laterais estão totalmente fora de cogitação se você quer ser aprovado na prova discursiva.

Letra

Se o corretor não conseguir identificar o que você escreveu, você perderá muitos pontos e correrá o risco de ter sua prova anulada. Por isso, se sua letra for ruim, treine para melhorá-la ou procure um curso de caligrafia.

Normalmente, os alunos erram por não desenhar as letras direito. Os erros mais comuns são:

 

  1. desenhar a letra como se fosse o, principalmente no fim das palavras ou antes das letras b e v;
  2. emendar as letras m, n, v como se fossem uma linha em ziguezague. Ex.: nuvem;
  3. não colocar o pingo no i, o que faz com que ele se confunda com as letras e ou l;
  4. desenhar a letra e como se fosse um i sem o pingo;
  5. não desenhar direito as letras bd e v ao escrever com letras cursivas;
  6. não desenhar direito a letra s, principalmente no fim das palavras;
  7. não diferenciar corretamente o til (~) do acento circunflexo (^).

 

Vale ressaltar que não faz diferença se você escreve com letras cursivas, letra de forma ou se mistura os dois estilos ao escrever. O importante é diferenciar bem as letras maiúsculas das minúsculas e ter uma letra legível.

Você pode variar um pouquinho o tamanho da letra para que as informações caibam dentro da linha, mas só vale se for pouquinho. Não vale começar o texto com letra grande e terminá-lo com letra minúscula. Comece e termine seu texto com a letra do mesmo tamanho.

 

Margens

Textos organizados são mais agradáveis de ler, por isso, o ideal é que você não deixe um monte de buracos nas margens da sua redação. Se formos comparar com as opções de alinhamento disponíveis no Word, espera-se que seu texto seja justificado, não alinhado à esquerda.

Para tanto, siga as seguintes instruções:

 

  1. ao iniciar um parágrafo, recue a primeira linha cerca de 1 cm e não pule linhas entre um parágrafo e outro. O recuo deve ser do mesmo tamanho em todos os parágrafos;
  2. não deixe buracos nas margens direitas. Para evitá-los, use as regras de translineação para separar as sílabas de modo que as palavras ocupem todo o espaço da linha. Lembre-se de que o hífen que separa as sílabas pode ficar tanto na frente quanto embaixo da última letra da linha. Porém, você deve seguir um padrão em todo o texto: ou na frente ou embaixo. Não vale misturar;
  3. ao separar as sílabas, não deixe vogais ou monossílabos sozinhos em nenhuma das linhas, pois eles podem ser confundidos com artigos, preposições ou conjunções, o que dificulta a leitura;
  4. jamais ultrapasse o limite das linhas e não faça marcações na sua redação. Isso pode eliminar você da prova sem direito de reclamação.

 

Erros

Se você escrever algo errado em seu texto, risque a palavra ou a frase com um único traço e escreva a informação correta em cima ou na frente do que você riscou.

Às vezes acontece de vermos algo errado depois de já termos terminado a redação. Com a dica de riscar e escrever em cima do trecho errado, é possível corrigir. Porém, para que você consiga fazer isso, não ocupe toda a altura da linha. Treine escrever em um tamanho que lhe permita acrescentar informações em cima das palavras caso seja necessário.

 

Parágrafos

Os parágrafos devem ser visualmente equilibrados. Isso significa que eles devem ter mais ou menos a mesma quantidade de linhas. Se você escrever muitas linhas em um parágrafo e poucas em outro, o corretor vai entender que você não teve conhecimento suficiente para dissertar sobre o assunto abordado no parágrafo pequeno e isso vai interferir na sua pontuação.

Além disso, cada parágrafo deve tratar de apenas um assunto. Você não pode misturar tópicos diferentes em um mesmo parágrafo, pois seu texto ficará confuso e você deixará a impressão de que não sabe organizar suas ideias.

Em uma próxima aula, falaremos sobre a quantidade de linhas ideal para parágrafos de redações de diversos tamanhos e também te ensinaremos a estruturar seus parágrafos corretamente. Fique atento aos próximos e-mails. ;)

 

Tamanho da Redação

Por mais que as bancas coloquem no edital que a redação pode ter de vinte a trinta linhas, não caia nessa onda. Se você escrever apenas vinte linhas, o corretor vai assumir que você não teve conhecimento suficiente para dissertar sobre o tema e vai tirar seus pontos.

O ideal é que você já comece a treinar para escrever em todas as linhas disponíveis. Se não conseguir, o máximo que você pode deixar em branco é 10% da quantidade total de linhas. Isso significa o seguinte:

  1. redação de 15 linhas: 1 linha em branco;
  2. redação de 30 linhas: 3 linhas em branco;
  3. redação de 45 linhas: 4 linhas em branco;
  4. redação de 60 linhas: 6 linhas em branco;

 

Exercício

Como exercício para esta semana, sugiro que você pegue suas redações antigas e verifique se cometeu algum dos vacilos citados acima. Marque-os e conte-os para ver quantos erros você cometeu em cada redação.

 

——-

Ufa, hoje você recebeu bastante conteúdo. Daqui a dois dias você receberá a quarta aula deste curso. Nela, começaremos a falar sobre o temido conteúdo. O título do e-mail será Aula 4 de 9: O que a banca quer ler na sua redação – Parte I. Fique atento à sua caixa de entrada para não perder essa preciosa informação.

Exercício extra: algum do “vacilos” citados na aula de hoje já te fez perder pontos? Qual?

Abraço e até a próxima mensagem!

 

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0