Nesta aula você vai descobrir os cinco assuntos que você deve estudar na gramática para evitar perder pontos preciosos nas provas de redação.  Se estiver preparado para começar, vamos que vamos! :)

 

Bem-vindo à Primeira Aula do Curso Express de Redação!

Conhecer as regras gramaticais da língua portuguesa é primordial para você escrever um bom texto, principalmente porque as bancas raramente deixam passar erros relacionados a elas. A boa notícia é que você não precisa dominar toda a gramática. Se você dedicar um tempinho para estudar os assuntos a seguir, conseguirá garantir seus pontos com muita tranquilidade.

Basicamente, você precisa:

  1. saber usar os elementos coesivos, principalmente as conjunções;
  2. usar corretamente os sinais de pontuação. Como o uso dos demais sinais não é recomendado, foque seus estudos no emprego da vírgula;
  3. saber construir orações coordenadas e orações subordinadas;
  4. entender de regência nominal e verbal;
  5. entender de concordância nominal e verbal.

Pronto, agora você já sabe o caminho das pedras e já pode começar a estudar os assuntos listados acima.

 

Exercício

1. Como exercício para esta primeira aula, sugiro que você faça uma tabela com as conjunções coordenadas e subordinadas. Elas serão suas grandes aliadas na hora de escrever.

2. Selecione uma redação que você já tenha pronta, fotografe/escaneie e envie para o e-mail [email protected]. O título do e-mail deve ser: Exercício Aula 1 – Seu Nome. Faremos a marcação dos erros cometidos para que você consiga perceber o quanto precisa se dedicar ao estudo de redação. :)

 

—–
Bom, por hoje é isso. Daqui a dois dias você receberá a segunda aula do Curso Express de Redação. Nela, falaremos sobre uma das variáveis que mais tira pontos em provas de concurso: o domínio do tema. O título do e-mail será Aula 2 de 9: Como escrever sobre qualquer tema sem sofrer. Fique atento à sua caixa de entrada para não perder essa preciosa informação.

Exercício extra: qual é a sua maior dificuldade ao escrever uma redação? Responda nos comentários. :)

Abraço e até a próxima mensagem!

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0