TRT 19ª Região – 2014

Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal Regional do Trabalho 19ª Região

Ano: 2014

Cargo: Técnico Judiciário

Área: Administrativa

Banca: FCC

 

Orientações da banca

Atenção:

− Deverão ser rigorosamente observados os limites mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas.

− Conforme Edital do Concurso, será atribuída nota ZERO à Prova Discursiva-Redação que for assinada, na folha de respostas definitiva, fora do campo de assinatura do candidato, ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato.

− NÃO é necessária a colocação de Título na Prova Discursiva-Redação.

− Em hipótese alguma o rascunho elaborado pelo candidato será considerado na correção da Prova Discursiva-Redação.

− A Prova Discursiva-Redação terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta).

 

Prova de Redação – TRT 19ª Região 2014

TEXTO I

Uma coisa é o trabalho da pesquisa na medicina, outra coisa é a apropriação da medicina e da pesquisa para fins de mercado. Não obstante, mesmo na apropriação do mercado é preciso distinguir aqueles que o fazem dentro de limites éticos e os que não têm esses limites.

(Adaptado de: ROMANO, Roberto. Jovem para Sempre, em Polêmicas Contemporâneas, São Paulo, Sesc/Lazuli, 2004, p. 38)

 

TEXTO II

Gastrite, laringite, otite, diabete, artrose são termos bastante conhecidos. Os sufixos “ose” e “(vogal)te” são utilizados no jargão técnico das ciências médicas para designar patologias ou morbidades, infecções e inflamações, doenças e desordens. No entanto, como ocorre com o termo “celulite”, esses mesmos sufixos têm sido usados para nomear condições normais do corpo humano.

(Adaptado de: COUTINHO, Marília. Série Açougue, disponível em: http://blogueirasfeministas.com)

 

Com base nos textos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:  Ética e mercado na prática científica.

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar. Selecione opiniões contrárias e favoráveis ao assunto, exemplos, dados estatísticos e verifique se a legislação brasileira fala algo sobre o tema.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Peça a alguém para corrigir suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nós oferecemos a correção gratuita de uma das suas redações e também comercializamos pacotes de correções de redações. No serviço gratuito, marcaremos todos os erros do seu texto e daremos um diagnóstico geral para que você saiba se está escrevendo bem ou se precisa treinar um pouco mais. Se você adquirir um dos Planos de Correção, faremos comentários sobre todos os erros cometidos e daremos dicas para você corrigi-los.

Independentemente de qual alternativa escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.