TRT 10ª Região – 2013 – Enfermagem


Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região

Ano: 2013

Cargo: Técnico Judiciário

Área: Enfermagem

Banca: CESPE

 

Orientações da banca

• Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.

• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

• Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas na primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

• Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 10,00 pontos, dos quais até 0,50 ponto será atribuído ao quesito apresentação e estrutura textual (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos).

 

Prova de Redação – TRT 10ª Região 2013

A legislação brasileira, por meio da Portaria n.º 2.616/1998 e da RDC n.º 50/2002, trata das infecções relacionadas à assistência à saúde e estabelece normas e projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

Esses instrumentos normativos enfatizam o papel da higienização das mãos como a ação mais importante na prevenção e no controle das infecções em serviços de saúde. Entretanto, apesar das diversas evidências científicas da efetividade desse procedimento e das disposições legais que o recomendam, nota-se que parte significativa dos profissionais de saúde ainda não segue essas disposições em suas práticas diárias.

 

Considerando o texto acima e o assunto nele abordado, redija texto dissertativo acerca da higienização das mãos como procedimento de prevenção e controle de infecções. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os tipos de higienização das mãos realizados em diferentes situações clínicas e cirúrgicas [valor = 6,50 pontos], bem como as soluções e os procedimentos específicos adotados nessas situações [valor = 3,00 pontos].

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar. Selecione opiniões contrárias e favoráveis ao assunto, exemplos, dados estatísticos e verifique se a legislação brasileira fala algo sobre o tema.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Peça a alguém para corrigir suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Se você adquirir um dos nossos Planos de Correção, faremos comentários sobre os erros cometidos e daremos dicas para você corrigi-los.

Independentemente de qual alternativa escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.