Provas de redação aplicadas em concursos de Tribunais de Justiça

TJ/CE – 2014 – Arquitetura


Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Ano: 2014

Cargo: Analista Judiciário – Arquitetura

Banca: Cespe

 

Orientações da banca

Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

O texto cujo número de linhas efetivamente escritas seja inferior a vinte será apenado com um erro para cada linha que faltar para atingir esse mínimo, e qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 20,00 pontos, dos quais até 1,00 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

 

Prova de Redação – TJ/CE 2014 – Arquitetura

A preservação do patrimônio histórico teve início como atividade sistemática no século XIX, inicialmente com o objetivo de restaurar os monumentos e edifícios históricos destruídos durante a Revolução Francesa. No Brasil, a criação do organismo federal de proteção ao patrimônio, em 1937, foi confiada a intelectuais e artistas brasileiros vinculados ao movimento modernista. Tombamentos, restaurações e revitalizações foram realizados, assegurando a permanência da maior parte do acervo arquitetônico e urbanístico brasileiro, assim como do acervo documental e etnográfico das obras de arte integradas e dos bens móveis. A etapa posterior consistiu na proteção dos acidentes geográficos notáveis e paisagens agenciadas pelo homem. A partir dos anos 70, além das tradicionais interpretações voltadas para os monumentos excepcionais, foram agregadas ao conceito de patrimônio cultural diversas categorias, tais como patrimônio imaterial, paisagem cultural etc.

Internet: www.brasil.gov.br

———-

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da preservação do patrimônio histórico cultural brasileiro que atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:

– defina os principais conceitos que envolvem a preservação do patrimônio histórico cultural; [valor: 6,00 pontos]

– comente sobre a importância da preservação do patrimônio no Brasil; [valor: 6,00 pontos]

– comente a respeito da relação entre o Modernismo e a criação do órgão de preservação do patrimônio histórico brasileiro. [valor: 7,00 pontos]

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 90,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.