Provas de redação aplicadas em concursos de Tribunais de Justiça

TJ/CE – 2014 – Analista Judiciário

Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Ano: 2014

Cargo: Analista Judiciário – Área Judiciária

Banca: Cespe

 

Orientações da banca

Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

O texto cujo número de linhas efetivamente escritas seja inferior a vinte será apenado com um erro para cada linha que faltar para atingir esse mínimo, e qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 20,00 pontos, dos quais até 1,00 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

 

Prova de Redação – TJ/CE 2014 – Analista Judiciário

Foi criada, no âmbito de uma assembleia legislativa estadual, uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apuração de fato determinado por prazo certo. Durante o desenvolvimento dos seus trabalhos, essa CPI determinou, entre outras medidas, (i) a busca e apreensão de material de prova na casa de um dos investigados e (ii) a quebra do sigilo das comunicações telefônicas desse mesmo investigado. Irresignado, o investigado impetrou mandado de segurança para questionar as medidas adotadas pela CPI, alegando violação à Constituição Federal de 1988, em especial a inviolabilidade domiciliar e o sigilo das comunicações telefônicas.

———-

Com base nessa situação hipotética, bem como nas normas constitucionais e na jurisprudência do STF, analise, de forma fundamentada, as medidas adotadas pela CPI em contraponto às alegações apresentadas pelo investigado em sua ação. Ao elaborar seu texto, desenvolva, necessariamente, os seguintes tópicos:

– poderes da CPI; [valor: 5,00 pontos]

– possibilidade de determinação de busca e apreensão; [valor: 7,00 pontos]

– possibilidade de decretação de quebra de sigilo telefônico. [valor: 7,00 pontos]

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 90,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.