Provas de redação aplicadas em concursos de Tribunais de Justiça

TJ/CE – 2014 – Administração

Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Ano: 2014

Cargo: Analista Judiciário – Administração

Banca: Cespe

 

Orientações da banca

Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

O texto cujo número de linhas efetivamente escritas seja inferior a vinte será apenado com um erro para cada linha que faltar para atingir esse mínimo, e qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 20,00 pontos, dos quais até 1,00 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

 

Prova de Redação – TJ/CE 2014 – Administração

São perceptíveis as profundas transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas no mundo desde o final do século XIX: o advento do welfare state ou estado do bem-estar inaugurado por Bismark, na Alemanha, contra a luta de classes; o new deal de Franklin Roosevelt — orientado para estimular a prosperidade norte-americana e o equilíbrio entre os grupos de interesse econômico pós-depressão econômica de 1929; as crises na economia mundial nas décadas de 80 e 90 do século XX, responsáveis, de forma direta ou indireta, pelo fomento de mudanças no papel do Estado-nação.

O ritmo veloz das mudanças socioeconômico-ambientais e políticas a partir do surgimento de inovações nas últimas décadas do século XX trouxeram distintas maneiras e possibilidades para modernizar a função gerencial. A administração pública, por consequência, também foi afetada por essas influências. A maioria dessas mudanças estava associada às transformações mais amplas que ocorreram no papel do Estado e nas relações desse com a sociedade. Em outras palavras, essa radical transformação social e econômica do mundo, que atinge todos os setores, inclusive as instituições governamentais, sinaliza que estas deveriam reinventar-se para adaptar-se à nova realidade. Isso exige um novo modelo de gestão pública, que atue de maneira integrada e orientada para a excelência, sem desconsiderar as características e as especificidades da administração pública.

José Matias-Pereira. Curso de administração pública. São Paulo, Atlas, 2009, p. 88 (com adaptações).

———-

Em face do fragmento de texto acima, meramente motivador, redija um texto dissertativo acerca das características dos sistemas de administração pública adotados no Brasil

– no governo de Getúlio Vargas [valor: 6,00 pontos];

– no regime militar [valor: 6,00 pontos];

– e no período da implantação da denominada nova administração pública (NAP) [valor: 7,00 pontos].

Ao elaborar seu texto, discorra, necessariamente, sobre o contexto inicial, as mudanças introduzidas na administração pública, os programas e ações governamentais adotados e os resultados obtidos em cada um desses momentos históricos.

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 90,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.