Provas de redação aplicadas em concursos de Tribunais de Justiça

TJBA – 2014 – Psicologia


Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal de Justiça da Bahia

Ano: 2014

Cargo: Analista Judiciário – Área de Apoio Especializado – Especialidade – Psicologia

Banca: FGV

 

Prova de Redação – TJBA 2014 – Psicologia

 

“Meu filho estuda em um colégio famoso da Zona Sul do io de Janeiro e, nesse colégio, possibilitaram aos alunos a realização de alguns testes de orientação vocacional, orientados por psicólogos. Eu e meu marido pagamos o que nos foi pedido e após uma imensidade de testes, meu filho recebeu o diagnóstico de que deveria encaminhar-se para uma área de estudos que privilegiasse a técnica. Ora, tal informação de pouco vale. Solicitei a devolução do dinheiro, mas até agora nada foi feito.

Essa é uma carta de uma leitora insatisfeita com o atendimento prestado a seu filho; escreva o que você, como psicólogo, responderia a essa leitora num texto argumentativo de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, em que você deve dar atenção primordial à estrutura e aos argumentos apresentados na defesa de suas posições.

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 90,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.