Provas de redação aplicadas em concursos de Tribunais de Justiça

TJBA – 2014 – Estatística

Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal de Justiça da Bahia

Ano: 2014

Cargo: Analista Judiciário – Estatística

Banca: FGV

 

Prova de Redação – TJBA 2014 – Estatística

 

Observe os seguintes pensamentos sobre estatísticas contidos num livro de citações:
1. 42% das estatísticas são inventadas na hora. (Steven Wright)
2. Estatística: a ciência que diz que se eu comi um frango e tu não comeste nenhum, teremos comido, em média, meio frango cada um. (Pirigrilli)
3. Usa-se estatística como um homem bêbado usa um poste, mais para apoiar do que para iluminar. (Andrew Lang)
4. Estatísticas demonstram que estatísticas não são confiáveis. (Saul Gorn)

Tente explicar o porquê de as estatísticas sofrerem continuamente um ataque de descrédito, apesar de serem continuamente citadas na defesa de alguns posicionamentos ou no seu ataque.

Redija um texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, em língua culta, dando especial atenção à estrutura do texto e aos argumentos apresentados na defesa de suas posições.

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 90,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.