Provas de redação aplicadas em concursos de Tribunais de Justiça

TJBA – 2014 – Engenharia Elétrica

Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal de Justiça da Bahia

Ano: 2014

Cargo: Analista Judiciário – Engenharia elétrica

Banca: FGV

 

Prova de Redação – TJBA 2014 – Engenharia Elétrica

Em outros países, os investimentos são feitos em diferentes tipos de usinas justamente para evitar crises quando uma fonte de energia tem problemas de abastecimento.

No Brasil, ao contrário, 91% da eletricidade é de origem hidráulica. A falta de investimentos no setor é apontada como a principal culpada pela crise atual. Os investimentos, que eram da ordem de US$ 13 bilhões anuais, caíram, na década de 90, para US$ 7 bilhões. O consumo de energia elétrica aumenta 5% ao ano. A propósito, este foi o argumento central para a privatização do setor elétrico brasileiro, fato que predominou na agenda do setor nos últimos anos, desviando a atenção para a defasagem que se acentuava entre a oferta e a demanda de energia no país.

Outro problema é a falta de integração existente entre as usinas. Enquanto as hidrelétricas do Sudeste enfrentam os níveis mais baixos de abastecimento desde que foram construídas, sobra água e energia no Sul e no Norte, onde as usinas estão, em média, com altos níveis de abastecimento. A falta de linhas de transmissão de alta capacidade impede a transmissão de energia entre estas regiões.

Segundo muitos estudiosos do setor elétrico, houve excessiva demora na implantação de medidas de contenção do consumo de energia, incluindo o próprio racionamento, uma vez que a crise já era anunciada há vários anos.

Considerando a análise feita no texto acima, você está de acordo com seus termos? Quais as soluções que você encontra para os problemas apontados? Diga o que pensa em texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, em língua culta, dando especial atenção à estrutura do texto e aos argumentos apresentados na defesa de suas posições.

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 90,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.