Provas de redação aplicadas em concursos de Tribunais de Justiça

TJBA – 2014 – Enfermagem


Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal de Justiça da Bahia

Ano: 2014

Cargo: Analista Judiciário – Enfermagem

Banca: FGV

 

Prova de Redação – TJBA 2014 – Especialidade Enfermagem

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera poder “tomar a dianteira do Ebola”, após alcançar um primeiro objetivo, o de chegar a 70% dos enterros das vítimas de forma segura nos três países mais afetados pela epidemia: Libéria, Guiné e Serra Leoa, no oeste da África.
Libéria e Guiné alcançaram esta meta de 70%, comemorou em Genebra o doutor Bruce Aylward, adjunto do diretor-geral da OMS, enquanto Serra Leoa, embora cumpra este percentual “na maioria dos locais do país”, não o alcança no oeste, onde a epidemia continua se espalhando.
As Nações Unidas fixaram a data de 1º de janeiro para alcançar 100% dos casos tratados e 100% dos enterros das vítimas de forma segura, para assim conseguir, antes de seis meses, evitar o aparecimento de novos casos.
Os três parágrafos acima se referem à epidemia de Ebola, que atinge particularmente algumas nações da África. Você considera, como profissional de Enfermagem, que o Brasil teria possibilidades de enfrentar um problema semelhante?

Diga o que pensa para superar os possíveis problemas, em texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, em linguagem culta, dando especial atenção à estrutura do texto e aos argumentos apresentados em defesa de sua posição.

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 90,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.