Provas de redação aplicadas em concursos de Tribunais de Justiça

TJBA – 2014 – Administrativo

Informações sobre o concurso

Órgão: Tribunal de Justiça da Bahia

Ano: 2014

Cargo: Área Administrativa

Banca: FGV

 

Prova de Redação – TJBA 2014 – Administrativo

O Brasil é um País único em recursos naturais. Há mais de um século não enfrenta guerras externas, é autossuficiente em petróleo, possui reservas de água capazes de protegê-lo e garantir seu abastecimento por mais de um milênio, além de ser riquíssimo em minérios. O brasileiro é considerado um dos povos mais inteligentes e criativos do mundo, sendo o nosso País formado em sua vasta maioria por jovens com grande potencial.
A pergunta que fica então é a seguinte: o que nos impede de estar entre os países do chamado Primeiro Mundo?

Responda à pergunta acima, expondo suas opiniões em um texto de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, em língua culta, dando especial atenção à estrutura do texto e aos argumentos apresentados na defesa de sua posição.

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 90,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.