Prova de Redação – CODERN – 2013 – Analista – Advogado

Informações sobre o concurso

Órgão: CODERN

Ano: 2013

Cargo: Analista de Suporte Técnico Administrativo

Área: Advogado

Banca: Consulplan

 

Orientações da banca

– A Prova Escrita Discursiva é de caráter eliminatório e classificatório, constituída de 1 (uma) redação.

– Para a Prova Escrita Discursiva, o candidato deverá formular texto com extensão mínima de 20 (vinte) e máxima de 30 (trinta) linhas.

– A Prova Escrita Discursiva deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta indelével, fabricada em material transparente, não sendo permitida a interferência ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de candidato inscrito na condição de pessoa com deficiência que o impossibilite de redigir textos, como também no caso de candidato que solicitou atendimento especial para este fim, nos termos do Edital. Nesse caso, o candidato será acompanhado por um fiscal da CONSULPLAN devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

– Receberá nota 0,00 (zero) a redação que:

a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado;
c) for assinada ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
d) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;
e) estiver em branco;
f) apresentar letra ilegível.

– A Prova Escrita Discursiva terá o valor de 20 (vinte) pontos.

– Para efeito de avaliação da Prova Escrita Discursiva serão considerados os seguintes elementos:

Critérios de Correção Consulplan

Prova de Redação – CODERN – 2013 – Analista – Advogado

Texto I

Um ciclo do mal

[…] Assistimos, de um lado, à morte de centenas de pessoas por armas químicas na Síria e, de outro, o experimento do exoesqueleto de Miguel Nicolelis e seu projeto Walk Again, que talvez possibilite a uma pessoa com deficiência controlar sua prótese por neurochips traduzidos em sinais elétricos cerebrais.

Mais uma vez abordamos a questão dos benefícios das tecnociências versus o perigo que esses avanços podem oferecer quando mal empregados – o que parece ocorrer com mais frequência. Podemos dizer, diante dos fatos, que o saldo é positivo?

(Thomaz Wood Jr., Carta Capital, 21/04/2013. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/author/twood/.)

Texto II

Valores e atividade tecnocientífica

Tecnociências e descontrole tecnológico serão alguns dos temas abordados por Hugh Lacey, um dos filósofos maisrenomados nesse imbricado campo de atuação filosófica.

FILOSOFIA: Num mundo cada vez mais tecnicizado, como poderemos garantir a manutenção dos valores que acreditamos serem os mais significativos e importantes de nossa humanidade?

Lacey: Não poderemos garantir o fortalecimento ou a manutenção dos valores da justiça social, sustentabilidade, bem-estar de todos e democracia participativa. As tendências socioeconômicas atuais, enraizadas profundamente em instituições poderosas, enfraquecem a manifestação desses valores; e a Ciência, conduzida como tecnociência, que serve aos interesses ligados ao capital e ao mercado, contribui para fortalecer essas tendências.

A Ciência poderia ser conduzida de uma maneira diferente, em que visaria à geração do conhecimento e que serviria a projetos que incorporam os valores já mencionados, e assim contribuiria no sentido de introduzir condições nas quais tais valores pudessem ser fortalecidos. Mas a Ciência não pode ser conduzida de outra maneira sem um processo de transformação que envolveria colaboração com uma multiplicidade de agentes, movimentos e instituições.

Embora tal processo não garanta que os valores da justiça social (e os outros) sejam mantidos, ainda assim contribuiria para nutrir a aspiração de que uma transformação social é possível, gerando arranjos em que estes valores seriam incorporados mais adequadamente.

(Disponível em: http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/89/valores-e-atividade-tecnocientifica-tecnociencias-e-descontroletecnologico-serao-302328-1.asp. Adaptado.)

Texto III

Charge Busca Google_Prova de Redação - CODERN - 2013 - Analista - Advogado

(Disponível em: http://pret-a-porterdoconsumo.blogspot.com.br/2011/05/determinismo-tecnologico-e-seus-efeitos.html.)

———-

Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: “Efeitos do avanço tecnológico na sociedade: o limite entre os perigos e benefícios”.

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 80,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.