MPU – 2013 – Gestão Pública

Informações sobre o concurso

Órgão: Ministério Público da União

Ano: 2013

Cargo: Analista do MPU – Gestão Pública

Banca: CESPE

 

Orientações da banca

• Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não será avaliado fragmento de texto escrito em local indevido.

 • Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

 • Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

 • Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 40,00 pontos, dos quais até 2,00 pontos serão atribuídos ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

 

Prova de Redação – MPU 2013 – Gestão Pública

A eficiência, economicamente, está relacionada à adequação dos meios aos fins; no direito comparado, refere-se à exigência de boa administração. De maneira geral, uma gestão pública eficiente é condição fundamental para o bom funcionamento da máquina pública.

Nas recentes manifestações ocorridas no país, os manifestantes reivindicavam melhorias na prestação dos serviços públicos, mais verbas para educação, saúde, segurança, entre outros, trazendo à tona questões como falta de planejamento, gasto supérfluo do dinheiro público e ausência de transparência, colocando, assim, a qualidade da gestão pública brasileira em debate.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do aumento da eficiência na gestão pública. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

 – aumento do desempenho da gestão pública; [valor: 13,00 pontos]

– controle no bom uso dos recursos públicos; [valor: 13,00 pontos]

– motivação dos servidores para o alcance dos objetivos definidos. [valor: 12,00 pontos]

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar. Selecione opiniões contrárias e favoráveis ao assunto, exemplos, dados estatísticos e verifique se a legislação brasileira fala algo sobre o tema.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Peça a alguém para corrigir suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Se você adquirir um dos nossos Planos de Correção, faremos comentários sobre todos os erros cometidos e daremos dicas para você corrigi-los.

Independentemente de qual alternativa escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.