CBTU – 2014 – Assistente Social


Informações sobre o concurso

Órgão: Companhia Brasileira de Trens Urbanos

Ano: 2014

Cargo: Assistente Social

Banca: Consulplan

 

Orientações da banca

ORIENTAÇÕES GERAIS

– A Prova Escrita Discursiva é de caráter eliminatório e classificatório, constituída de uma questão discursiva.
 Para a Prova Escrita Discursiva, o candidato deverá formular texto com extensão mínima de 20 (vinte) e, no máximo, de 30 (trinta) linhas.
–  A Prova Escrita Discursiva deverá ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de corpo transparente, e de tinta azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, exceto no caso de candidato que solicitou atendimento especial para este fim, nos termos do Edital. Nesse caso, o candidato será acompanhado por um fiscal da CONSULPLAN devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

– O candidato receberá nota zero na Prova Escrita Discursiva em casos de fuga ao tema, de não haver texto, de manuscrever em letra ilegível ou grafadas por outro meio que não o determinado no item anterior, bem como no caso de identificação em local indevido.

– Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima permitida.

– A Prova Escrita Discursiva terá o valor de 20 (vinte) pontos.
– Para efeito de avaliação da Prova Escrita Discursiva serão considerados os seguintes elementos de avaliação: aspectos formais e aspectos textuais (8 pontos), e aspectos técnicos (12 pontos).

 

Prova de Redação – CBTU 2014

Discorra com base na perspectiva dos fundamentos teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo do Serviço Social que balizam o projeto ético-político hegemônico na atualidade, sobre os principais desafios, as demandas e as possibilidades para o exercício profissional do assistente social em uma empresa, tendo em vista suas atribuições e competências.

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar. Selecione opiniões contrárias e favoráveis ao assunto, exemplos, dados estatísticos e verifique se a legislação brasileira fala algo sobre o tema.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Peça a alguém para corrigir suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nós oferecemos a correção gratuita de uma das suas redações e também comercializamos pacotes de correções de redações. No serviço gratuito, marcaremos todos os erros do seu texto e daremos um diagnóstico geral para que você saiba se está escrevendo bem ou se precisa treinar um pouco mais. Se você adquirir um dos Planos de Correção, faremos comentários sobre todos os erros cometidos e daremos dicas para você corrigi-los.

Independentemente de qual alternativa escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.