Provas de redação aplicadas em concursos do Banco do Brasil

Banco do Brasil – 2015


Informações sobre o concurso

Órgão: Banco do Brasil

Ano: 2015

Cargo: Escriturário

Banca: Cesgranrio

 

Orientações da banca

No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:

a) demonstrar domínio da escrita-padrão;
b) manter a abordagem nos limites da proposta;
c) redigir o texto no modo dissertativo-argumentativo (não serão aceitos textos narrativos nem poemas);
d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.

Apresentação da redação

a) O texto deverá ter de 25 a 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação.
b) O texto definitivo deverá ser passado para a Página de Redação (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
c) A Redação não deve ser identificada, por meio de assinatura ou por qualquer outro sinal.

Prova de Redação – Banco do Brasil 2015

O Banco do Brasil é um banco de mercado com espírito público. Nesse contexto, este é um momento propício para refletir sobre um aspecto do amplo e inesgotável debate em torno da solidificação da cidadania brasileira: o papel de cada um na preservação do espaço público. Para situar a discussão, são oferecidos os textos abaixo, que devem ser usados como motivadores para a produção de uma redação. Não os copie.

Ao contrário dos animais que não trabalham, pois sua ação não é deliberada, o trabalho humano é uma ação transformadora da realidade, dirigida por finalidades conscientes. Ademais, a ação humana é coletiva e pautada pela linguagem e pelo pensamento, tornando possível a formação do mundo cultural. No esforço de manutenção da própria vida, os homens passam a produzir os meios de sua própria existência, intervindo, modificando e adaptando a natureza às suas necessidades.

SALIM, J.J. Sobre pessoas e organizações. In: FARO, C. (Org.). Administração bancária: uma visão aplicada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014, p.235. Adaptado.

Eu amo a rua. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia — o amor, o ódio, o egoísmo. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua. A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres.

BARRETO, J.P.E.C.S.C. (João do Rio). A rua. In: A alma encantadora das ruas. Disponível em: . Acesso em: 23 dez. 2014. Adaptado.

Quando viaja ao exterior, o brasileiro procura cidades com espaços públicos muito bem estruturados, onde se caminhe por ruas-corredores de calçadas muito bem mantidas e de usos diversificados. A cidade da segregação, do isolamento, da ausência de serviços públicos e da circulação sem vida — esta cidade não corresponde mais ao sonho contemporâneo.

MAGALHÃES, S. Refl exão sobre o espírito público na arquitetura contemporânea. Disponível em:. Acesso em: 22 dez. 2014.

A leitura dos textos acima evidencia que não cabe apenas a um setor, mas a todo cidadão brasileiro, resguardar o espaço público para a própria reafirmação de sua civilidade. Considerando essas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo, abordando o seguinte tema: Preservação do espaço público: um compromisso do cidadão com a sua cidade.

 

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Clique aqui e conheça nossos serviços de correção.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.