Banco Central – 2013 – Contabilidade e Finanças


Informações sobre o concurso

Órgão: Banco Central

Ano: 2013

Cargo: Contabilidade e Finanças

Banca: Cespe

 

Orientações da banca

Nesta prova, tanto na dissertação como nas questões, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.

Tanto na dissertação como nas questões, qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Em cada parte dessa prova, ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 10,00 pontos, dos quais até 0,50 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

 

Prova de Redação – Banco Central – 2013 – Contabilidade e Finanças

  • Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.
  • Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado. Será também desconsiderado o texto que não for escrito na(s) folha(s) de texto(s) definitivo(s) correspondente(s).
  • No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas na primeira página, pois não será avaliado o texto que apresentar qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
  • Na avaliação do estudo de caso, ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 25,00 pontos, dos quais até 1,00 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado). Na avaliação de cada questão, esses valores corresponderão a 12,50 pontos e 0,50 ponto, respectivamente.

———————————

A instituição hipotética Banco Super S.A., uma instituição financeira bancária, foi autorizada a funcionar em 1995. Hoje, esse banco atua, principalmente, na região Sul do Brasil, com uma rede de treze agências, duas delas localizadas em países fronteiriços: Uruguai e Paraguai. Na condução da atual política mercadológica do banco, têm sido feitos esforços bem-sucedidos para ampliar a carteira de clientes: pessoas jurídicas e físicas.
O último balanço semestral do banco (junho de 2013) evidenciava um ativo total no valor de R$ 6.200
milhões e um patrimônio líquido de R$ 310 milhões, confirmando uma tendência de crescimento de seus ativos. Contudo, o parecer dos auditores independentes, em 2012, foi dado com ressalva quanto ao percentual de perdas estimadas contabilizado.
Destacam-se, entre as operações de crédito contratadas pelo Banco Super, os adiantamentos de contratos de câmbio e a concessão de créditos a pessoas jurídicas para financiamento de bens de capital. Essas operações alcançaram 85% de todos os créditos concedidos pelo banco.

———————————-

Com base na situação hipotética acima descrita, considerando que você tenha sido designado para elaborar o Plano de Ação da Supervisão do Banco Super S.A., admitindo que o Banco Super S.A. seja uma entidade supervisionada, e que, nos últimos doze meses, tenha ocorrido no Brasil valorização da moeda estrangeira, aumento da taxa SELIC e crescimento do PIB menor do que o esperado, elabore o referido Plano de Ação da Supervisão, de modo a garantir que se possam avaliar os riscos assumidos e a capacidade de gerenciamento do Banco Super. Ao elaborar o plano, aborde, necessariamente:

  • os princípios fundamentais de Basileia para supervisão bancária efetiva; [valor: 4,00 pontos]
  • os padrões internacionais de governança corporativa e controles internos; [valor: 4,00 pontos]
  • os padrões internacionais para requerimento de capital; [valor: 5,00 pontos]
  • o patrimônio de referência exigido (PRE) para cobertura dos riscos incorridos; [valor: 5,00 pontos]
  • a gestão dos riscos no mercado financeiro. [valor: 6,00 pontos]

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 80,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.