Banco Central – 2013 – Analista e Desenvolvimento de Sistemas – Questão 2


Informações sobre o concurso

Órgão: Banco Central

Ano: 2013

Cargo: Analista e Desenvolvimento de Sistemas – Questão 2

Banca: Cespe

 

Orientações da banca

Nesta prova, tanto na dissertação como nas questões, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.

Tanto na dissertação como nas questões, qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Em cada parte dessa prova, ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 10,00 pontos, dos quais até 0,50 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

 

Prova de Redação – Banco Central – 2013 – Analista e Desenvolvimento de Sistemas

O Open Group, surgido, em 1996, com a fusão entre o consórcio X/Open e a Open Software Foundation, é um
consórcio constituído de empresas da indústria de informática que se uniram para estabelecer padrões abertos relativos à infraestrutura de computação. Entre os padrões desenvolvidos por esse grupo, foi proposto o SOA Source Book, uma coleção de matérias-primas para serem utilizadas por arquitetos corporativos que lidam com arquitetura orientada a serviços. Esse material foi concebido e, em parte, desenvolvido por grupo de trabalho do Open Group e envolvido em um programa de trabalho para produção de definições, análises, recomendações, modelos de referência e padrões a serem utilizados como apoio a empresas e profissionais de tecnologia da informação que necessitam entender e adotar a arquitetura orientada a serviços.

———————————

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito dos princípios da arquitetura orientada a serviços, conforme proposta do Open Group na edição atual (4.a edição) do SOA Source Book. [valor:11,50 pontos]

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha de redação numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Nossos Planos de Correção Detalhada são praticamente cursos particulares de redação, pois identificamos e damos instruções para você corrigir todos os erros que cometer. É comum os nossos alunos garantirem notas acima de 80,0 pontos e escreverem textos excelentes em cerca de 1 hora.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.