Provas de redação aplicadas em concursos do ANTT

ANTT – 2013 – Direito


Informações sobre o concurso

Órgão: ANTT

Ano: 2013

Cargo: Especialista em Regulação – Direito

Banca: Cespe

 

Orientações da banca

Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.

Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 20,00 pontos, dos quais até 1,00 ponto será atribuído ao quesito apresentação e estrutura textual (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos).

 

Prova de Redação – ANTT 2013 – Direito

De acordo com o art. 26, inciso VI, da Lei n.º 10.233/2001, cabe à ANTT celebrar os contratos de concessão de rodovias federais a serem exploradas e administradas por terceiros. Considerando essa atribuição da ANTT, redija um texto dissertativo acerca de reajuste e revisão das tarifas de pedágio que atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:

  • apresente as diferenças entre reajuste e revisão de tarifa; [valor: 10,00 pontos]
  • discorra sobre as seguintes características do reajuste e da revisão: necessidade ou não de previsão contratual; possibilidade deuso do poder discricionário do administrador; iniciativa para determinar ou propor o reajuste e a revisão; [valor: 5,00 pontos]
  • explique quando pode ocorrer aumento e redução das tarifas de pedágio. [valor: 4,00 pontos]

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Clique aqui e conheça nossos serviços de correção.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.