Provas de redação aplicadas em concursos do Anatel

Anatel – 2014 – Suporte e Infraestrutura TI – Questão 3

Informações sobre o concurso

Órgão: Anatel

Ano: 2014

Cargo: Suporte e Infraestrutura TI

Banca: Cespe

 

Orientações da banca

Nesta prova, tanto na dissertação como nas questões, faça o que se pede, usando os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.

Tanto na dissertação como nas questões, qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.

No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Em cada parte dessa prova, ao domínio do conteúdo serão atribuídos até 10,00 pontos, dos quais até 0,50 ponto será atribuído ao quesito apresentação (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) e estrutura textual (organização das ideias em texto estruturado).

 

Questão 3 – Anatel 2014 – Suporte e Infraestrutura TI

ANATEL multa Telexfree por operar sem autorização

A empresa TelexFree pagou multa à ANATEL por prestação não autorizada de serviços de telecomunicações. Segundo a ANATEL, para comercializar planos de minutos de voz sobre protocolo de Internet (VoIP), a Telexfree precisa de autorização de prestação e exploração do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). O descumprimento resultou na abertura de processo administrativo. A empresa foi notificada no dia 13 deste mês e já pagou a multa. A Telexfree não tem nenhum tipo de autorização da ANATEL e aguarda o processo de anuência prévia para a compra da empresa Simternet, que já tem uma autorização de SCM na agência.

É hora de rever a regulamentação da oferta de VoIP

Ao participar do Mobile World Congress, em Barcelona, o ministro das Comunicações sustentou que a oferta de serviços de voz por empresas como a Viber, Twitter e Facebook, por meio do WhatsApp, exige que o Brasil repense e reformule a sua própria legislação. Hoje, as concessionárias não podem prestar VoIP, por conta das metas de qualidade impostas ao STFC. “A tecnologia andou e muito rápido. Precisamos repensar”, disse o ministro.

——————————–

Considerando que os fragmentos de textos acima têm caráter unicamente motivador, discorra acerca da tecnologia VoIP. Ao elaborar seu texto, aborde, em 15 linhas, necessariamente,

  • a regulamentação, pela ANATEL, da tecnologia VoIP; [valor: 5,00 pontos]
  • as ameaças e vulnerabilidades em VoIP (exposição de dois exemplos). [valor: 4,50 pontos]

Dicas da Oficina

Antes de começar a escrever, pesquise sobre o tema e anote os argumentos relevantes que encontrar.

Na hora de escrever, simule o ambiente de prova. Escreva em uma folha numerada, cronometre o tempo e não se distraia. Isso fará com que você fique menos ansioso durante a prova oficial.

Corrija suas redações. Você pode pedir a um amigo, a um professor ou pode enviar seus textos para a equipe da Oficina de Redação. Clique aqui e conheça nossos serviços de correção.

Independentemente da alternativa que você escolher, corrigir os erros antes da prova é o que garantirá a sua aprovação, portanto, não deixe de fazer isso.