APRENDA COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO SEGUINDO DUAS ETAPAS SIMPLES E COMPROVADAS




Para escrever boas, ótimas, excelentes redações, capazes de fazer você ficar no topo dos rankings de classificação das provas de concursos e vestibulares, você precisa seguir dois princípios fundamentais.

O primeiro é saber que o processo para você escrever textos excelentes é composto, inicialmente, por duas etapas.

segundo é se comprometer a seguir essas etapas até atingir a perfeição ao escrever.

Quando você interiorizar e praticar isso, fazer boas redações se tornará uma tarefa muito simples e o seu cargo público ficará muito mais próximo.

 

QUAIS SÃO AS ETAPAS E O QUE VOCÊ DEVE FAZER EM CADA UMA DELAS PARA ESCREVER EXCELENTES REDAÇÕES

Aqui, na Oficina de Redação, trabalhamos com uma metodologia que divide a produção das redações em três etapas simples: planejamento e domínio da estrutura.

Elas formam o passo-a-passo que você precisa seguir para atingir notas acima de 80% em qualquer discursiva que fizer.

Esse método tem sido testado desde 2013, já levou diversos dos nossos alunos à aprovação e fez uma grande quantidade deles garantir notas altíssimas em suas provas discursivas.

 

ETAPA 1: PLANEJAMENTO DA REDAÇÃO

A escrita de um bom texto começa pelo planejamento da redação. Ela deve ser realizada antes de você começar a escrever e possui cinco passos.

No Passo 1, você vai analisar o tema para descobrir que pergunta a banca deseja que você responda na redação. Não se engane. Todo tema tem uma pergunta escondida e identificá-la corretamente determinará se sua redação ficará excelente ou se você fugirá do tema.

No Passo 5, você vai pesquisar sobre o assunto para ampliar seu conhecimento sobre ele e, durante a pesquisa, vai selecionar argumentos capazes de ajudá-lo a responder o que o tema perguntou.

Existe um mito de que você deve escrever apenas com o que já sabe sobre o assunto, pois, no dia da prova, não poderá fazer pesquisas. Não acredite nisso. O fato de você não poder fazer pesquisas no dia da prova é justamente o motivo pelo qual você deve fazê-las ao estudar redação. Agora é a hora de você ampliar seus conhecimentos sobre a maior quantidade de temas que puder.

Seguir esses dois passos antes de começar a escrever sobre qualquer tema já vai fazer uma diferença gigantesca na qualidade dos seus textos. Você não terá mais brancos ao sentar para escrever, pois já terá entendido o que a banca está perguntando e já terá reunido as informações necessárias para responder essa pergunta de forma relevante, coesa e coerente.

Simples e legal, né?

Agora, você deve estar se perguntando: tá, mas e os outros três passos da Etapa 1, quais são?

Bom, eles estão reunidos no e-book Checklist Redação Perfeita, que você pode adquirir, por apenas R$9,90, clicando aqui ou que poderá ganhar de presente caso se interesse pela oferta presente no fim desta página.

 

ETAPA 2: DOMÍNIO DA ESTRUTURA

Escrever um bom texto nem sempre é uma tarefa fácil. É justamente por isso que as bancas cobram redação nas provas que aplicam. A ideia é realmente dificultar a vida dos candidatos despreparados.

Para piorar, cada órgão contrata uma banca diferente, que cobra um estilo de texto diferente, o qual demanda uma estrutura diferente.

A estrutura que você usa para fazer a dissertação da FCC não serve para a discursiva do Cespe, que é diferente dos estudos de caso da Esaf, do Enem, da Consulplan e por aí vai. As bancas costumam cobrar oito tipos de texto diferentes. É uma loucura!

Para não ser prejudicado por essa confusão toda, é primordial que você conheça as diferenças entre os tipos textuais e saiba exatamente como montar cada um deles.

Mesmo que sua próxima prova cobre apenas um tipo, esse conhecimento ampliará a sua visão sobre as possibilidades que você tem para montar parágrafos relevantes. Isso pode fazer toda a diferença a depender da forma como a banca decidir formular o tema da sua prova.

A FCC, por exemplo, costuma apresentar vários textos de referência e pedir para o candidato dissertar sobre as ideias discutidas neles. Se você souber como fazer um bom resumo, conseguirá encontrar as ideias centrais dos textos com mais facilidade, fará sua redação muito mais rápido e terá menos chances de fugir do tema.

Já o Cespe costuma formular tópicos que solicitam propostas de solução para os problemas analisados. Esse tipo de parágrafo demanda uma estrutura similar a das conclusões das provas do Enem.

Quando você conhece essas particularidades e sabe como usá-las a seu favor, não se perde ao escrever suas redações e consegue construir parágrafos muito mais relevantes do que seus concorrentes, que nunca pararam para pensar em nada disso.

 

O QUE SIGNIFICA DOMINAR A ESTRUTURA DE UM TIPO OU GÊNERO TEXTUAL?

Dominar a estrutura significa saber exatamente que parágrafos você deve inserir em cada tipo de texto e que informações deve colocar em cada parte desses parágrafos para responder o que a banca perguntou de forma coesa, coerente, completa e relevante.

Cada tipo textual tem um objetivo diferente e a forma como os parágrafos são organizados permite que você alcance esse objetivo com mais facilidade.  Por isso, mesmo que você já tenha um monte de matérias para estudar, é importante você ter pelo menos uma noção de como as bancas esperam que cada texto seja estruturado.

Pode parecer complicado, mas, como tudo na vida, o domínio dessas estruturas tem um lado bom e um lado ruim, e o ponto em que você estará daqui para frente vai depender das suas escolhas.

O lado ruim é que você precisará separar um tempinho para adquirir esse conhecimento, pois não fazer isso pode diminuir a sua nota e tornar sua tarefa de escrever redações muito mais difícil.

O lado bom é que uma quantidade enorme de candidatos não faz ideia de que existem essas diferenças. Eles fazem todas as provas do mesmo jeito, ficam confusos na hora de interpretar o tema, não sabem como apresentar os argumentos e, por isso, acabam escrevendo textos medianos ou ruins e sendo reprovados.

Por que isso é bom? Por que você está prestes a descobrir como formular os oito tipos textuais mais cobrados pelas bancas em provas de concursos e vestibulares, o que vai tirar do seu caminho uma quantidade enorme de concorrentes e permitir que você faça as suas provas muito mais tranquilo.




Logotipo Oficina de Redação