CONHEÇA AS DUAS SIMPLES ETAPAS QUE VOCÊ PRECISA SEGUIR PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO E SAIBA COMO DOMINÁ-LAS




Olá, tudo bem contigo?

Em 2013, eu, Christiane, fundadora da Oficina de Redação, estava estudando para o Concurso de Oficial de Chancelaria.

Na época, ao comprar um curso de gramática para concursos, ganhei o curso de redação e, apesar de já trabalhar como redatora publicitária há muitos anos, fui assistir às aulas. Elas eram de graça, então, por que não, né?

Após passar todo o conteúdo teórico, o professor do curso pediu que escrevêssemos uma redação e entregássemos para ele corrigir. Na semana seguinte, ao devolver as correções, o professor pediu para os alunos que haviam tirado menos de 80% da nota fazerem uma fila no corredor do auditório.

Eu fiquei pasma com a quantidade de pessoas que entrou naquela fila, pois era um indício de que elas ainda não estavam conseguindo colocar a teoria em prática, mesmo tendo participado de um ótimo curso de redação.

Lembro que, naquele dia, o que mais me deixou preocupada foi perceber que, mesmo ainda tendo dificuldades, aquelas pessoas não conseguiriam mais enviar suas redações para o professor corrigir, pois ele só corrigia os textos dos alunos ativos, então, ao concluírem o curso, elas não conseguiriam mais treinar.

Saí da aula pensando bastante sobre aquilo, pois sempre acreditei que só aprendemos a escrever melhor escrevendo, identificando e corrigindo os erros cometidos.

Por mais que o conteúdo teórico dos cursos que assistimos seja excelente, é na hora que sentamos para escrever que as dúvidas surgem e, por isso, é primordial continuarmos a escrever, a identificar e a corrigir nossos erros após concluirmos nossos cursos.

Com essas ideias em mente, conversei com alguns professores e criei a Oficina de Redação, inicialmente com a missão de permitir que os concurseiros pudessem continuar corrigindo suas redações para continuarem a evoluir até o dia da prova.

De lá para cá, essa missão se ampliou e passamos a fazer mais do que corrigir as redações, pois as dificuldades relatadas pelos alunos e por pessoas que entram em contato por meio dos nossos canais de comunicação me fizeram ter vontade de ajudar mais.

Por conta disso, tenho dedicado minha vida a entender o que está por trás da escrita de excelentes redações e a desenvolver ferramentas capazes de eliminar as dificuldades que você e os demais concurseiros enfrentam ao sentar para escrever.

Aqui, na Oficina, vivemos nessa busca porque sabemos o quanto é doloroso alguém ter que abrir mão de um sonho por não saber escrever para passar.

Esse foi o caso do Luiz, que nos escreveu dizendo: “concurso com redação definitivamente não é pra mim e vou até desistir de fazer o do TRF da Consulplan.” :(

Imagina passar por uma situação como essa, de ter que desistir do seu sonho de se tornar servidor de determinado órgão porque a prova vai cobrar redação!

Também ficamos muito tristes quando as pessoas nos contam que se deram muito bem na prova objetiva, mas que viram meses ou anos de estudos irem pelo ralo por não terem alcançado nota suficiente na redação para serem classificadas ou aprovadas no concurso que fizeram.

Ouvimos isso do Cléber, que nos relatou o seguinte: “nunca havia estudado redação antes por acreditar ser desnecessário, até que, no ano passado, eu não alcancei classificação por 0,1 ponto no concurso interno da PM/SP e percebi que, se tivesse escrito uma redação com melhor técnica, talvez tivesse sido classificado. ” :( 

Imagina essa situação! Por um décimo ele perdeu a oportunidade de evoluir na carreira. Um décimo!

O interessante foi ele falar que, se tivesse escrito uma redação com mais técnica, talvez tivesse sido classificado.

Ele está correto ao fazer essa afirmação. É verdade que, quando você sabe exatamente como estruturar excelentes redações, um décimo vai definir se você fica em primeiro ou em segundo lugar, não se você entra ou sai do concurso.

Quando você aprende a escrever para passar, sua aprovação para de depender de sorte, do fracasso dos concorrentes ou da falta de atenção do examinador e passa a depender apenas de você.

Isso é muito poderoso e é nesse nível que queremos ajudá-lo a chegar.

 

Por que nós podemos ajudá-lo a escrever para passar?

Ao longo dos últimos quatro anos, nós corrigimos milhares de textos de candidatos com diversos níveis de conhecimento sobre redação, o que nos permitiu mapear as principais dificuldades que os concurseiros, e que talvez você, enfrentam ao escrever redações.

Um outro detalhe que nos ajudou nesse processo foram os milhares de e-mails com pedidos de ajuda que recebemos todos os dias. É comum lermos mensagens assim: 

"A maior dificuldade que eu tenho é desenvolver o tema, ou seja, tirar da cabeça o que penso e colocar no papel." - Daniel

"Poderia me ajudar em tudo? Sou péssima, nem sei como começar :/" - Ingrid

"O meu principal problema é desenvolver o tema sugerido, pois geralmente tenho uma visão superficial, sem muitos detalhes, sobre o assunto. Além disso, algumas vezes fico praticamente empacado, por assim dizer, na introdução :(" - Jheimison

"Tenho dificuldades com a construção da redação. Mesmo que eu conheça um tema específico e tenha vários pontos de vista sobre ele, não consigo montar a redação perfeitamente." - Felipe

Esse tipo de mensagem corta o nosso coração, pois sabemos o quanto a redação é importante em um concurso e como ir mal em uma discursiva pode deixar seu sonho de se tornar um servidor público mais distante.

Ao mesmo tempo, ficamos felizes em saber que podemos ajudar, pois todas essas dificuldades podem ser eliminadas se você conhecer e executar duas etapas simples ao elaborar suas redações: o planejamento e a estrutura da redação perfeita.

O planejamento envolve as etapas que você precisa seguir antes de começar a redação e é composto por cinco passos.

A estrutura do texto perfeito contempla as informações que você deve inserir em cada frase, de cada parágrafo, para escrever textos que respondam o que o tema perguntou de forma relevante, coesa e coerente. 

 

 Por que você precisa aprender a planejar e a estruturar excelentes redações?

Bons concursos, com ótimos salários, cobram redação. Se você não souber como escrever para passar, terá de abrir mão dessas oportunidades e, de repente, do seu sonho de se tornar servidor de determinados órgãos públicos.

Há ainda o fato de algumas redações serem eliminatórias, o que demanda de você um rendimento mínimo para ser aprovado. Se você não alcançá-lo, mesmo que tenha tirado uma ótima nota na prova objetiva, verá todo o seu esforço ir pelo ralo, pois será reprovado por conta da nota na redação.

Se não bastasse tudo isso, as notas das redações também costumam ser classificatórias, ou seja, se você tirar uma nota mediana, só terá chances de passar se os seus concorrentes também tiverem desempenhos ruins.

Nesses casos, você precisará contar com a sorte para ser aprovado, o que é horrível, pois se tornar um servidor público não dependerá de você. Seu sucesso estará sempre nas mãos dos outros. 

 

Como você pode evitar passar por esse tipo de situação e ter seus sonhos destruídos ou adiados?

Para não se frustrar por ter estudado meses, ter se dado bem nas objetivas, mas reprovado na redação...

Para não precisar abrir mão do concurso dos seus sonhos porque ele cobra discursivas...

Para não depender da sorte, do fracasso dos seus concorrentes ou da boa vontade dos examinadores para ocupar o seu merecido cargo público...

Você precisa começar a dominar o planejamento e a estrutura de redações perfeitas agora.

Quanto antes você começar, mais tempo terá para treinar e para corrigir tudo o que for preciso para chegar com chances reais de aprovação no dia da prova.

 

É difícil aprender a planejar e a estruturar redações para passar?

Não. Com as técnicas certas e com um treino bem direcionado, você conseguirá dominar essas duas etapas em muito pouco tempo e começará a escrever redações realmente capazes de fazer você garantir notas acima de 80% em qualquer discursiva que fizer.

Isso já aconteceu com diversos dos nossos alunos, que começaram escrevendo textos muito ruins, cheios de erros, e que foram evoluindo até quase não termos mais nada a corrigir em suas redações.

Nos exemplos abaixo, você verá como evoluíram alguns alunos dos nossos serviços de Correção Detalhadíssima e de Diagnóstico de Redação.

Eles não receberam nenhuma instrução da nossa parte para escreverem a primeira redação que enviaram. Elas foram feitas do jeito que eles achavam que tinham que fazer ou como aprenderam nos cursos e pesquisas que fizeram antes de nos conhecer.

Observe, porém, o que aconteceu com os textos após eles receberem e aplicarem as técnicas de planejamento e estrutura ensinadas por nós:

 

Evolução da aluna T.B – Correção Detalhadíssima de Redação

 

Evolução da aluna T.S – Correção Detalhadíssima de Redação

 

Evolução do aluno W.O – Diagnóstico de Redação

 

Pelas imagens, é possível perceber como, cada um a seu tempo, todos evoluíram muito ao seguirem nossa metodologia e aplicarem as técnicas de planejamento e estrutura que ensinamos aqui na Oficina de Redação.

Mas não estou sugerindo que você contrate um dos nossos serviços de correção de redações agora, pois quero encurtar ainda mais o caminho da evolução da sua escrita.

O que vou oferecer a você é a oportunidade de já criar uma primeira redação quase perfeita.

Hoje, quero desafiá-lo a já fazer seu primeiro texto sabendo exatamente o que escrever em cada frase, de cada parágrafo, da sua redação, independentemente do tipo de texto que você tenha que escrever, do tema ou da banca para a qual está estudando.

Ao lhe propor esse desafio, quero ajudá-lo a diminuir o valor dos seus investimentos em correção de redações, permitir que você treine muito mais temas e deixá-lo ainda mais perto da aprovação. Parece bom para você?

 

Sim, parece ótimo! Como eu posso chegar nesse nível?

Para ajudá-lo a se tornar um candidato que escreve para passar, a Oficina de Redação desenvolveu três materiais incríveis, com conteúdos que se complementam e que são guias perfeitos para você aprender tudo o que precisa para fazer excelentes redações.

 

e-book "Checklist Redação Perfeita" contém os oito passos que você deve seguir para escrever redações que lhe garantirão notas acima de 80% em qualquer discursiva que fizer.

Ele detalha a etapa de planejamento e, de uma maneira muito simples, indica o caminho que você deve seguir para fazer ótimos textos.

O foco do "Checklist" é ensiná-lo a forma mais eficaz de estudar para a sua prova de redação.

 

Para garantir a sua agilidade ao escrever e evitar que você fique perdido por não saber como começar sua redação ou como organizar suas ideias ao longo dos parágrafos, desenvolvemos o e-book “Como Escrever Parágrafos Perfeitos”.

Nele, você vai aprender a estruturar os oito tipos textuais mais cobrados pelas bancas em provas de concursos e vestibulares: dissertações argumentativas, dissertações expositivas, estudos de caso, pareceres objetivos, pareceres completos, artigos de opinião e cartas abertas.

Nós fizemos uma loucura nesse e-book, pois mostramos que tipo de informações você deve inserir em cada frase, de cada parágrafo, desses oito tipos textuais.

Esse conhecimento lhe permitirá responder, de forma muito relevante, o que qualquer banca perguntar em qualquer tema, o que é ótimo, pois, com um único material, você conseguirá saber exatamente o que fazer nas provas de qualquer banca.

No e-book “Como Escrever Parágrafos Perfeitos” nós ainda escrevemos exemplos de cada um dos textos para que você saiba exatamente como aplicar as técnicas nas suas redações.

O foco do e-book "Parágrafos Perfeitos" é evitar que você fique confuso diante da folha em branco, pois você saberá exatamente o que escrever em cada parágrafo.

 

Por fim, para evitar que você tangencie ou fuja do tema, um problema que aparece em 73% dos textos que recebemos para corrigir e que elimina milhares de candidatos em concursos e vestibulares, nós ainda gravamos a videoaula Como Não Fugir do Tema.

Nela, analisamos os temas de diversas bancas e ensinamos o que você deve fazer para identificar claramente o que o enunciado está pedindo para você escrever na sua redação.

Na videoaula, nós também mostramos como você pode usar as estruturas de parágrafo de um tipo textual para escrever ótimos parágrafos em outros tipos textuais. Você vai aprender como pode usar a estrutura da conclusão de uma dissertação argumentativa para responder uma questão expositiva, por exemplo.

Bacana, né?

Pois é, esse é o pacote de ferramentas que você precisa para dar um salto na qualidade dos seus textos e se tornar um candidato com chances reais de aprovação no próximo concurso ou vestibular que fizer.

O mais legal é que, para ter acesso aos dois e-books e à videoaula e começar, ainda hoje, a melhorar a qualidade da sua escrita, você não precisará investir uma fortuna.

Jamais faria isso, pois sei que você precisa adquirir materiais de diversas disciplinas, além de ter que custear as taxas de inscrição, passagens e hospedagem para fazer as provas. Já fiz diversos concursos e sei como não é fácil.

Por isso, preparei uma superoferta para você.

É o seguinte: se você tomar uma decisão agora e aproveitar para garantir suas cópias enquanto nossa oferta está valendo, você vai adquirir um dos materiais e receberá os outros dois de presente.

Isso mesmo. Se você clicar agora no botão abaixo e adquirir o e-book “Como Escrever Parágrafos Perfeitos” de R$97  por apenas R$47, vai ganhar o “Checklist Redação Perfeita” e a videoaula “Como Não Fugir do Tema” de presente.

Agora é contigo. Se quiser dominar as etapas de planejamento e de estrutura da redação perfeita, aproveite a oportunidade, clique no botão e garanta já a sua cópia dos três materiais.

Eles vão ajudá-lo a evoluir mais rápido e a ficar ainda mais perto da merecida aprovação. ;)




Quero ter acesso aos dois e-books e à videoaula por apenas R$47



Quer tirar alguma dúvida conosco antes de adquirir seu material?

Envie um e-mail para [email protected]. Responderemos rapidinho e ficaremos felizes em conversar com você sobre o que você precisar. ;)




Logotipo Oficina de Redação